IRR orienta catadores de resíduos sobre a formalização do trabalho como recicladores

  • Na ExpoCatadores, representantes de 11 países da América Latina trocaram experiências sobre políticas de reciclagem.

São Paulo, 5 de dezembro de 2014 A Iniciativa Regional para Reciclagem Inclusiva (IRR)  participou, pela quinta vez, da ExpoCatadores, evento que reúne catadores de resíduos de todo o Brasil e de 11 países da América Latina para discutir políticas de reconhecimento e formalização do trabalho dos profissionais de reciclagem.

Neste ano, a participação da IRR no evento se concentrou na organização da oficina ‘Passo Certo: Construindo uma ferramenta de estratégia de desenvolvimento para cooperativa de catadores”, em parceria com a organização de estudos múltiplos, ecológica e de artes Sociedade Semear, a Fundación Avina, a Red Lacre e o Movimento Nacional dos Catadores de Resíduos (MNCR).

O Passo Certo é uma ferramenta interativa que se destina a apoiar as cooperativas brasileiras para permitir a sua introdução no mercado de gestão de resíduos no Brasil. Ao utilizar os conceitos do Passo Certo, os recicladores aprendem a transformar suas cooperativas em organizações prestadoras de serviços ambientais remunerados, reconhecendo os pontos fortes e fracos de suas cooperativas, para assim serem percebidas pelos clientes potenciais como credíveis e profissionais.

De acordo com Anna Romanelli – Coordenadora Programática da AVINA Brasil, o Passo Certo procura fornecer informações rápidas e objetivas sobre o “passo a passo” que deve ser seguido pelas cooperativas de reciclagem, para comercializar de forma eficaz os serviços de coleta, transporte, gestão e eliminação de resíduos. Neste ano, tivemos a participação de diversos líderes do movimento dos recicladores na América Latina, que vieram trocar experiências e levar aos seus países as ideias que estão dando certo no Brasil, disse Romanelli.

A IRR é um projeto que foi lançado em 2011 pelo Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin), a Divisão de Água e Saneamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Fundação Avina, Coca-Cola Company e da Rede Latino-Americana de Catadores, Red Lacre, a fim de promover a integração dos catadores informais na América Latina e no Caribe ao mercado formal de reciclagem.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *